terça-feira, 10 de julho de 2007

"Novo" SP2: de volta para o futuro




Brincar um pouco no Photoshop pode ser um tanto quanto divertido. Prova disso é o “Novo” SP2, apresentado aqui com exclusividade no Motor Haus. Explica-se: tempos atrás, vi uma reportagem da revista Motor Show em que designers das quatro principais montadoras na época (Fiat, Ford, GM e VW) foram convidados a desenharem versões modernas de grandes sucessos do passado. Foi daí que tirei a inspiração para as duas projeções, tomando como base um Aston Martin Vantage, carro que guarda algumas (poucas) semelhanças com o esportivo brasileiro dos anos 70.

O SP2, cujo projeto comemora 35 anos em 2007, foi o primeiro veículo 100% desenvolvido no Brasil. O cenário era a década de 1970, época em que Karmann Ghia e Puma povoavam os sonhos dos jovens motoristas, embora o coupé alemão não fosse páreo para o nacional de fibra de vidro em termos de vendas e desempenho. Motivada por essa desvantagem, a Volkswagen do Brasil decidiu lançar o SP2, carro que ainda chama a atenção até os dias de hoje por suas linhas arrojadas, alvo de elogios até por parte dos executivos alemães. Entretanto, o motor do esportivo não fazia jus à sua aparência, desenvolvendo apenas 65 cv e levando cerca de 13 segundos para sair da imobilidade e chegar até os 100 km/h. Conta-se que a VW até cogitou lançar uma nova versão, o SP3, que seria equipada com o então revolucionário motor refrigerado a água do Passat, mas os altos custos inviabilizaram o projeto, que acabou sendo engavetado. O SP2 deixou de ser fabricado em 1976.

Considerado por muitos como o “Volkswagen mais bonito de todos os tempos”, um exemplar do SP2 figura intacto no museu da montadora, localizado na cidade de Wolfsburg, Alemanha. Mais uma lembrança dos tempos áureos em que a indústria automotiva brasileira oferecia esportivos de qualidade.

0 a 100:

- O 4º Salão do Automóvel da Argentina, que terminou no último dia 23, apresentou algumas novidades interessantes também para nós, brasileiros. Uma delas foi a opção de transmissão manual automatizada Easytronic para Corsa e Meriva fabricados no ABC Paulista, comodidade recém lançada no mercado portenho. A outra novidade, também da Chevrolet, foi o Vectra SS, mostrado aos hermanos em um visual mais sóbrio e elegante do que as “nossas” versões esportivas de Astra, Corsa e Meriva. O sedan estava equipado com rodas aro 18 e faróis com máscara negra. Segundo a montadora, de acordo com a receptividade do público, o carro pode ser comercializado na América Latina.

- A Renault divulgou hoje as novidades para a linha 2008 do Mégane e de sua derivada, a perua Grand Tour. Assim como o caçula Logan, ambos passam a contar com três anos de garantia ou 100.000 km; a outra novidade está na versão Dynamique, que passa a oferecer o revestimento dos bancos em couro como item opcional.



Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO