quinta-feira, 12 de julho de 2007

Portas da Esperança



Não é de hoje que a tendência crossover (ou seja, mesclar características de duas categorias diferentes de veículos, como um sport utility com a praticidade de uma minivan ou perua) está em evidência no mundo dos carros. Além do exemplo já citado, em que se enquadram modelos como o recém-lançado Mitsubishi Outlander e seu antecessor Airtrek, os chamados “coupés de quatro portas” também vêm ganhando espaço nos últimos anos, especialmente entre as marcas de grande prestígio. A Maserati foi a primeira delas, ao reutilizar um nome de sucesso da década de 1960, o Quattroporte, equipado com o mesmo 4.2 V8 de seus primos Spyder e Coupé. Com 400 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos, o esportivo italiano garante boas doses de emoção para os quatro ocupantes do luxuoso sedan.

Mas cabe ao Mercedes Benz CLS o posto de representante mais famoso da categoria. Disponível nas versões 350, 500 e 63 AMG, esta última com um motor 6.3 V8 que desenvolve incríveis 514 cavalos de potência, o coupé da estrela de três pontas ainda cativa, e muito, pelo seu desenho de linhas marcantes e surpreendentemente agressivas considerando sua origem alemã, cuja escola de design é caracterizada por linhas mais sóbrias. Por enquanto, estes são os dois únicos representantes desta nova categoria. Mas por pouco tempo, diga-se.

Seus concorrentes não estão dormindo no ponto e já preparam suas armas. A Porsche está prestes a lançar o Panamera, novamente projetado com o auxílio da Volkswagen, como já ocorreu anteriormente com o Cayenne, “irmão” do Touareg. Ao que parece, a Porsche está disposta a diversificar sua linha de produtos, para desespero dos puristas de plantão e fãs incondicionais do mito 911. O Panamera deve ser equipado com os motores 3.5 V6 (também proveniente da VW) e outros dois propulsores V8, despejando até 560 cavalos nas autobahns (estradas sem limites de velocidade) alemãs. Mas não pensem que a montadora de Wolfsburg não terá seu representante: segundo a imprensa européia, a VW deve aproveitar a base do Passat para lançar o seu coupé.

As outras novidades também têm sobrenomes de peso: o carro conceito CS, apresentado no Salão de Xangai, deve ser a base para o futuro coupé da BMW. Ainda não há maiores informações sobre o carro, pelo menos por enquanto. E, por fim, a tradicional Aston Martin já anunciou o Rapide, baseado nos consagrados DB9 e Vanquish e equipado com um motor 6.0 V12 (!), com potência estimada em 480 cavalos. De fato, essa briga promete!

0 a 100:

- Ao mesmo tempo em que a Volkswagen do Brasil anuncia que abrirá mais um turno de produção para o seu best-seller Gol, a matriz anuncia recorde de vendas no primeiro semestre deste ano. Foram mais de 3,09 milhões de veículos comercializados, um aumento de 7,8% em relação ao mesmo período de 2006. E apesar do aumento de 24,6% de vendas na China, o campeão foi o Brasil, com 28,6%.

- Temporada de recalls no Brasil: a Citroën convocou proprietários de veículos C3 para verificação do filtro de combustível, enquanto que a Fiat detectou um problema na bomba de direção hidráulica de veículos equipados com motor 1.8, como Doblò, Idea, Siena, Palio e Strada.


Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO