Segredos: é disso que o povo gosta!
Projeção: Vitor Matsubara
Esportividade sempre foi uma marca da Volkswagen no Brasil. Fuscão 1.500 e Passat Pointer puxaram a fila, mas foi com o Gol GTi que a montadora alemã consolidou sua imagem, especialmente entre os jovens motoristas. O pioneirismo na adoção do sistema de injeção eletrônica (daí o uso do “i” minúsculo no nome) era apenas um dos diferenciais do compacto, um legítimo representante dos “pocket rockets”, nome dado pelos europeus aos hatches de comportamento nervoso.
Com a segunda geração do Gol, as 16 válvulas chegaram ao GTI (em letras capitais mesmo, já que a sigla passou a significar “Gran Turismo International”), que entregava 145 cavalos de pura potência para o seu feliz proprietário. A versão, que sobreviveu até o ano 2000, foi extinta em sua terceira geração por conta das baixas vendas. Desde então, coube ao Golf honrar a tradição da VW, responsabilidade que no ano passado passou a dividir com o Polo importado da Alemanha.
Mas a “família” GTI pode ganhar dois novos membros em breve. O sobrenome de peso deve se estender ao versátil Fox, que hoje conta apenas com versões esportivas “de boutique” (leia-se adereços estéticos e nada mais, prática comum no Brasil), como a extinta Sportline e a atual Route. Caso chegue ao mercado, o hatch deve contar com um moderno propulsor 1.4 Turbo, utilizado no Golf de quinta geração e até mesmo no A3 Sportback, mas possivelmente sem o sistema de injeção direta de combustível (FSI), já que este perde sua eficácia devido à péssima qualidade da gasolina brasileira. Na Europa, o motor rende ótimos 125 cavalos, suficientes para atingir os 100 km/h em menos de dez segundos e superar a barreira dos 200 km/h em velocidade final. Sem dúvida, o Fox viraria um “foguetinho” com tantos cavalos debaixo do capô.
O outro possível membro do clã seria recebido com todas as honras, já que ressuscitaria um nome que por muito tempo povoou o imaginário de jovens de todas as idades: o Gol NF pode voltar a ter a versão esporte em seu leque de opções. Se considerarmos que a Volkswagen está disposta a renovar completamente o seu líder de vendas, como já vimos aqui no Motor Haus, o sonho pode mesmo se tornar realidade. Um dos pontos que tornaria a idéia viável seria a adoção do motor 1.8 Turbo de 20 válvulas, já que este é fabricado em solo brasileiro e utilizado no Golf. Boatos dão conta de que as duas versões podem chegar às ruas dentro de pouco tempo. Resta a nós apenas esperar. E torcer.
0 a 100:
- Curioso para saber como vai ficar o Stilo reestilizado? Pois o site da Fiat na África do Sul (país que, a partir desse mês, passa a comercializar o Mille) nos fornece a resposta.
- A Chevrolet divulgou nessa segunda-feira (23) as primeiras fotos oficiais do Vectra GT, hatch “premium” que chega em setembro às revendedoras da marca. A montadora espera comercializar 15 mil unidades por ano. De acordo com Ray Young, presidente da GM, o carro “tem como objetivo oferecer ao consumidor o que existe de melhor no que diz respeito à tecnologia automotiva mundial”. Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.
Mas a “família” GTI pode ganhar dois novos membros em breve. O sobrenome de peso deve se estender ao versátil Fox, que hoje conta apenas com versões esportivas “de boutique” (leia-se adereços estéticos e nada mais, prática comum no Brasil), como a extinta Sportline e a atual Route. Caso chegue ao mercado, o hatch deve contar com um moderno propulsor 1.4 Turbo, utilizado no Golf de quinta geração e até mesmo no A3 Sportback, mas possivelmente sem o sistema de injeção direta de combustível (FSI), já que este perde sua eficácia devido à péssima qualidade da gasolina brasileira. Na Europa, o motor rende ótimos 125 cavalos, suficientes para atingir os 100 km/h em menos de dez segundos e superar a barreira dos 200 km/h em velocidade final. Sem dúvida, o Fox viraria um “foguetinho” com tantos cavalos debaixo do capô.
O outro possível membro do clã seria recebido com todas as honras, já que ressuscitaria um nome que por muito tempo povoou o imaginário de jovens de todas as idades: o Gol NF pode voltar a ter a versão esporte em seu leque de opções. Se considerarmos que a Volkswagen está disposta a renovar completamente o seu líder de vendas, como já vimos aqui no Motor Haus, o sonho pode mesmo se tornar realidade. Um dos pontos que tornaria a idéia viável seria a adoção do motor 1.8 Turbo de 20 válvulas, já que este é fabricado em solo brasileiro e utilizado no Golf. Boatos dão conta de que as duas versões podem chegar às ruas dentro de pouco tempo. Resta a nós apenas esperar. E torcer.
0 a 100:
- Curioso para saber como vai ficar o Stilo reestilizado? Pois o site da Fiat na África do Sul (país que, a partir desse mês, passa a comercializar o Mille) nos fornece a resposta.
- A Chevrolet divulgou nessa segunda-feira (23) as primeiras fotos oficiais do Vectra GT, hatch “premium” que chega em setembro às revendedoras da marca. A montadora espera comercializar 15 mil unidades por ano. De acordo com Ray Young, presidente da GM, o carro “tem como objetivo oferecer ao consumidor o que existe de melhor no que diz respeito à tecnologia automotiva mundial”. Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.
Até a próxima!
Vitor
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário