Puristas, tremei!
Projeção: Vitor Matsubara
Demorou um pouco, mas aqui está a projeção do polêmico Porsche Panamera. O coupé, que foi tema de um post no último dia 12, deve ser lançado no Salão de Genebra de 2009 e, assim como o SUV Cayenne, terá o motor instalado na dianteira, ao contrário de seus “irmãos” famosos 911, Boxster e Cayman. Além dos propulsores já citados aqui no Motor Haus (vide post “Portas da Esperança”), a Porsche ainda pode guardar uma carta na manga: uma eventual versão top de linha equipada com um motor V10, o mesmo do super esportivo Carrera GT, que gera 700 cavalos.
Não é a primeira vez que uma montadora de carros esportivos decide quebrar a tradição e investir em outros segmentos. Em 1986, a Lamborghini, conhecida por seus bólidos com nomes de touros famosos, lançou o LM002, jipão de quase 5 metros de comprimento e quatro portas. Mesmo com o peso de três toneladas, o Lambo chegava aos 100 km/h em 10 segundos e atingia a velocidade máxima de 200 km/h. Desenvolvido para finalidades civis, possuía largos pneus 325/65 R17 e até um local para acomodação de... fuzis! O LM002, que chegou a ser equipado com o mesmo motor do Countach, foi produzido até 1991, e hoje é figurinha rara (e disputadíssima) entre os colecionadores. Especula-se que a casa de Sant'Agata Bolognese pode ressuscitar a idéia e lançar um SUV para concorrer com o sucesso da Porsche.
Até a tradicional Ferrari já quebrou o protocolo em nome de um cliente mais do que especial: o Sultão de Brunei, dono de uma “pequena” coleção estimada em 5.000 carros. Não satisfeito com suas Ferrari, o Sultão encomendou à fábrica de Maranello e ao famoso projetista Sergio Pininfarina uma máquina mais do que exclusiva: uma 456 GT SW! Das sete unidades com quatro portas e amplo porta-malas, seis delas foram para a sua coleção; a sétima foi rejeitada e colocada à venda por um valor exorbitante. Como se não bastasse, o todo poderoso ainda possui em sua garagem dois Sedans Ferrari (!), também construídos sob a base da 456. É, parafraseando o velho ditado, “não se fazem mais carros esporte como antigamente”.
0 a 100:
- A poucos dias de seu lançamento oficial, o Nissan Tiida, enfim uma novidade no segmento de médios, já tem seus preços definidos. A versão S, equipada com ar condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, sairá por R$ 50 mil sem opcionais, enquanto que o top de linha SL, com câmbio automático CVT, teto solar e bancos de couro, deve sair por R$ 60 mil. Produzido no México (na mesma fábrica do Sentra), o Tiida será equipado com um propulsor 1.8 16V a gasolina, que desenvolve 124 cavalos.
- A linha Passat passa a contar com uma nova versão top de linha. A Volkswagen começa a disponibilizar para os compradores a versão 3.2 V6 4 Motion, uma das atrações do Salão do Automóvel do ano passado. Recheado de itens de série de alta tecnologia, como câmbio Tiptronic com controle no volante, freio de estacionamento acionado por um botão e faróis de xenon bidirecionais (iluminam a trajetória do veículo nas curvas), o sedan alemão entrega 250 cavalos e chega aos 100 km/h em menos de sete segundos. O Passat, que viu suas vendas duplicarem com a nova geração (a Variant teve resultado ainda melhor, com um aumento de quatro vezes nos números), será vendido nessa versão a um preço de R$ 167.150, enquanto que a versão familiar sairá por R$ 172.290.
Até a próxima!
Vitor
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