quinta-feira, 19 de julho de 2007

Projeto NF: guardado a sete chaves


Projeções: Vitor Matsubara

Um dos segredos mais bem guardados da indústria nos últimos anos. Essa é a frase que melhor define o Projeto NF, codinome pelo qual o projeto do novo carro compacto da Volkswagen ganhou fama. Muito se fala sobre o possível sucessor do veterano Gol, mas até então pouco se sabe. Sendo assim, o Motor Haus apresenta projeções de como podem ser as versões hatch e sedan, baseado nas últimas tendências de design da marca mundo afora e também nas (poucas) informações divulgadas pela imprensa especializada.

Com lançamento previsto para o ano que vem, o “Novo Gol” será um carro totalmente diferente em relação ao seu antecessor, cujo projeto data da década de 1980. A base será a do Polo, considerado pela própria VW como um dos melhores carros já construídos pela marca. O motor, enfim, será na posição longitudinal, e a família de propulsores AP deve pendurar as chuteiras, cedendo seu lugar para a linha EA, que atualmente equipa Fox, Polo, Bora, Beetle e Golf. O estilo deve seguir o DNA da marca, provavelmente inspirada no SUV Tiguan ou no conversível Eos. Assim, a grade em “V” e o vinco no pára-choque devem marcar presença, enquanto que na traseira as lanternas devem ser horizontais e divididas em duas seções com refletores circulares.

Já a versão três-volumes, extinta no final dos anos 1990, deve voltar com tudo, considerando que trata-se de um dos segmentos mais disputados no Brasil. O nome Voyage agrada à cúpula da marca e deve ser mantido, apesar de Luna ser uma das opções cotadas. Em uma estratégia semelhante à adotada por Fox e SpaceFox, o sedan (e também a versão picape) terá uma dianteira diferente em relação ao seu “irmão”. A traseira pode ser semelhante a do Jetta, e o porta-malas será saliente como no Polo Sedan.

E a Parati? A Volkswagen julga que a versão station do Fox cumpre bem o papel de carro familiar e esportivo, características da veterana perua. Portanto, a família NF deve se restringir apenas às carrocerias hatch, sedan e picape. Vale lembrar, mais uma vez, que ainda não há esboços oficiais de nenhum dos carros, o que se vê aqui é um mero exercício de design.

0 a 100:

- Ainda sobre a VW, duas novidades: a primeira é que o tradicional emblema deve sofrer alterações sutis, como um desenho em alto relevo e mais brilhante do que o atual, adotado em 2000. A outra novidade é o anúncio da volta às pistas da F-3 Européia como fornecedora de motores, categoria em que esteve presente entre 1979 e 1991. Curiosamente, um dos pilotos que usaram os propulsores alemães foi o heptacampeão Michael Schumacher.

- A invasão chinesa, temida pela indústria nacional, deve começar em agosto com o Ideal, compacto produzido pela Effa Motors. Com 3,56 metros de comprimento e quatro portas, o popular terá preço sugerido de R$ 22.980, desbancando o Mille do posto de 0km mais acessível do Brasil. O carro terá como principais itens de série ar condicionado, vidros elétricos e CD Player; o motor de 1.000 cilindradas desenvolve 47 cavalos e atinge 130 km/h. A Effa também pretende importar uma linha de utilitários, com preço abaixo da casa dos R$ 20 mil.

Até a próxima!

Vitor

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