terça-feira, 19 de junho de 2007

"Carreras son carreras"

É, o Templo Sagrado fechou as portas. Mas até outubro, espera-se. Domingo foi realizada a última corrida em Interlagos antes das reformas previstas para o GP do Brasil de F-1, que incluem o recapeamento total da pista (deve ser o fim das ondulações tão criticadas pelos pilotos) e a construção de novas instalações, incluindo uma arquibancada fixa na reta dos boxes e uma arena multiuso no meio do autódromo.

Foi um dia para conferir de perto as diferenças entre a "nossa" Stock Car e a TC 2000, a categoria de turismo dos hermanos (por isso a frase de cima, dita pelo grande Juan Manuel Fangio, e que dispensa tradução). E elas são muitas, a começar pelos carros: os portenhos são modelos de rua adaptados para as pistas, cada um com motores especialmente preparados e que geram entre 275 e 300 cv. Já os da Stock têm carroceria de bolha de fibra de vidro com motores gringos e preparados para render 450 cv. Ainda sobre os carros, no Brasil são quatro as montadoras: Chevrolet (Astra), Volkswagen (Bora e Polo Classic), Mitsubishi (Lancer) e Peugeot (307 Sedan). Na Argentina, GM e VW se juntam a Honda (New Civic e Civic antigo), Renault (Mégane Sedan antigo), Ford (Focus Sedan) e Toyota (Corolla).

Meu veredicto? Visualmente, os carros da TC dão um banho nos da Stock. São muito mais bonitos de se ver, pois parecem carros "de verdade", e não chassis tubulares com uma casca de fibra imitando as linhas de um sedan. Mas no quesito emoção, item fundamental nas corridas, a V8 continua imbatível. E você, ainda em dúvida? Confira os vídeos abaixo, quem sabe ele não te ajuda a escolher sua categoria preferida?






Até a próxima!

Vitor

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