sexta-feira, 15 de junho de 2007

Test-drive: Citroën C4 Picasso



Sim, tem jeito de "carro de mãe", mais família do que a C4 Picasso só macarronada de domingo... Podem fazer piadinhas à vontade, mas, acredite, o ar pacato dessa minivan desaparece na pista! Na verdade, esses preconceitos vão por água abaixo quando você se senta no banco do motorista. Painel de nave espacial, mesmo estilo de seu irmão C4 VTR (do qual deriva), volante com cubo fixo e velocímetro digital central, duas particularidades que são curiosas de ver, ainda mais pra quem não está acostumado. O "Freio de dedo" (um botão substitui a arcaica alavanca, como no Passat alemão) é liberado assim que o motorista decide engatar a 1ª marcha nas borboletas e acelerar. A partir daí você se sente um piloto de F-1, trocando as marchas apenas com um leve toque na haste.

As surpresas não pararam por aí. Para mim, a maior delas foi a força do motor 2.0 16V, com 143 cv (novamente, o mesmo do hatch), que apresenta torque e retomada impressionante para um carro do porte da Picasso. Dirigi-lo com a transmissão manual automatizada é uma sensação diferente e que te faz sentir dentro de um videogame. As borboletas são sensíveis e respondem de prontidão, apesar de serem um pouco incômodas de acessar de acordo com o ângulo do volante. O amplo pára-brisa invade o teto do carro, que ainda tem um teto solar gigante de 6,4 m2. Comandos de rádio e demais funções ficam agrupadas no centro do volante e ao alcance das mãos, bem como os quatro porta-trecos localizados na parte da frente do carro.

O design é um capítulo a parte e, na minha opinião, evoluiu muito em relação à geração anterior (e que deve sofrer uma leve reestilização quando a nova Picasso chegar no segundo semestre) da minivan. Talvez tenha perdido aquele toque polêmico, estilo "não-sei-se-o-carro-está-indo-ou-vindo", mas tem linhas marcantes e não transmite a sensação de estar em uma vitrine devido à abundância de janelas ao seu redor, sensação esta que só eu devo ter.

Enfim, um carro surpreendente em todos os detalhes. E, assim como fiz com a Nissan, repito o meu apelo: Citroën do Brasil, vocês não gostariam de deixar um C4 comigo por uma semaninha?

O fim de semana promete, com Stock Car e TC 2000! E aguardem, mais vídeos vêm por aí!


Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO