quarta-feira, 23 de maio de 2007

Stop 'n Go: Fórmula Truck!



Hoje é um post especial: é a estréia de uma nova seção no Motor Haus, a Stop 'n Go, especializada no mundo do automobilismo. Começamos falando do grandioso evento do últimodomingo, um fim de semana sem Fórmula 1, Stock Car e IRL.

Foram 70.000 pessoas em Interlagos, número não chega nem perto da média de público da Nascar, 180.000 espectadores por etapa. Mas para o autódromo brasileiro, é um número mais do que grandioso, digno apenas do "circo" da Fórmula 1.

Bem-vindo ao mundo da Fórmula Truck, uma das categorias mais populares do Brasil ao lado da Stock Car, e, por incrível que pareça, a única categoria multimarcas "de verdade", já que as seis montadoras participantes (Volkswagen, Volvo, Scania, Iveco, Mercedes Benz e Ford) são as responsáveis por todo o processo de adaptação dos brutos (incluindo motor) para entrar nas pistas.

Um exemplo que poderia ser seguido pela Stock Car, uma "falsa" multimarca que coloca quatro bolhas (coberturas de fibra moldadas de acordo com o design dos seus "similares" de rua, no caso Chevrolet Astra, Mitsubishi Lancer, Volkswagen Bora e Peugeot 307 Sedan) sob estruturas tubulares com motores, câmbio e suspensão idênticos uns com os outros. Não vou entrar nessa polêmica, até porque gosto muito das duas categorias, independente de suas características. E são as duas modalidades mais empolgantes e mais conhecidas do automobilismo nacional.

Em SP, a vitória foi de Felipe Giaffone, sua primeira na Truck, a bordo do belo Volkswagen Constellation da equipe RM, que conta também com a ex-sem terra e talentosa Débora Rodrigues, seu marido, o atual campeão Renato Martins e Jonathas Borlenghi. Sem dúvida, é um campeonato muito competitivo e emocionante, repleto de belas ultrapassagens (vide a manobra do próprio Giaffone em Interlagos) e disputas acirradas que, vez ou outra, terminam em acidente, algo que não é muito recomendável quando se está a bordo de uma jamanta com mais de 3 toneladas e que chega a espantosos 230 km/h!

Muitas pessoas sequer pisaram em um autódromo. À esses, vai a minha sugestão: assistam uma corrida pelo menos uma vez na vida, mesmo que não gostem de carros ou automobilismo. Vale muito como experiência, conhecer um lugar novo, um ambiente completamente diferente do dia-a-dia. Quer uma boa dica de programa? O Campeonato Paulista de Automobilismo, que acontece nesse fim de semana. Tem pra todos os gostos, desde Super Classic (que já falei aqui no Motor Haus) até duas etapas da GT3 Cup, campeonato monomarca da Porsche. E o melhor: tudo de graça!!

Portanto, mexam-se!


Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

Carol disse...

É o Motor Haus se especializando....rs!!!
Carros, motos e caminhões!!! hehehe!
Parabéns, equipe!!!
Beijos!!! saudades! rs!!!
Carol

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO