domingo, 11 de março de 2007

Os bons tempos voltaram?

Qualquer fã de carros como nós sabe que modelos esportivos sempre mexeram (e ainda mexem) com a cabeça da maioria dos motoristas. Mesmo senhores de 50, 60 anos já sonharam em ter um Fusca todo "envenenado" quando eram jovens, com rodas mais largas, carburador diferente no motor, etc. Máquinas como Maverick GT, Dodge Charger e Opala SS figuram até hoje no "hall da fama" dos esportivos nacionais, que mais tarde tornariam-se mais acessíveis. Desde Fuscão 1.600 e Chevette GP, passando por Gol GT (com aquele adesivo "discreto" na traseira), Uno 1.5 R (e sua famosa traseira preto-fosco) e chegando até a dupla de ouro, Escort XR3 e Gol GTi (primeiro carro com injeção eletrônica do Brasil), sonho de dez entre dez jovens motoristas!

Com a abertura do mercado para os importados na década de 90 os esportivos começaram a viver uma decadência mas ainda apresentavam bons exemplares: Kadett GS e depois o famoso Kadett GSI Cabriolet (tinha de ser branco!), a segunda geração de Escort XR3 e Gol GTI (em 1995, com aquela temida bolha no capô e motor de 145 cv), Corsa e Vectra GSI, Uno Turbo (primeiro carro de série com turbo), Tempra Turbo.

De repente a fonte secou. As montadoras esqueceram-se da fórmula "como fazer um carro esportivo" e passaram a investir em carros populares. Esqueceram-se de como faz bem ter um carro de imagem, já que o consumidor entrava na concessionária pra admirar um Gol GTI e saía com o que o bolso permitia, um Gol 1.6, e enchia de acessórios para deixá-los com a cara de seu irmão esportivo.

Nesses últimos anos, a onda tuning (comentada pela Carol anteriormente) ressuscitou os esportivos. Mas em termos, porque a maldita contenção de custos levou às lojas esportivos de boutique, com uma carinha bonita mas um motor "normal" demais. Exemplos? A linha Chervolet SS e o falecido Astra GSI (custava trocar aquele 2.0 de Monza por um 2.4?), Stilo Schumacher (amarelo-gema com 122 cv?) e Palio R (só a cara mesmo) e Ka XR (talvez um quase-esportivo, mas sem ousadia).

Mas enfim surge uma luz no fim do túnel!! A Volkswagen, que hibernava em meio a tudo isso, trouxe de uma vez só o Golf GTI e o Audi A3, ambos com 180 cv e câmbio Tiptronic. A Fiat investiu no Marea Turbo (foguete com 182 cv) e no Stilo Abarth, com motor 2.4. Ano passado, no Salão do Automóvel, as preces foram enfim atendidas!! Polo GTI, com 150 cv e todo o kit alemão de performance, e o mais potente nacional: Honda Civic Si!!!

Maravilhoso, com 192 cv, câmbio de seis marchas, interior todo personalizado, uma máquina... Fui conhecê-lo de perto nesse domingo e vale cada centavo (e olha que não são poucos, R$ 99.500). Realmente, é um carro que merece um post especial, com comentários e tudo mais! Esse foi um "pequeno" prólogo para a briga que promete, Civic Si x Golf GTI!! Que assim seja, nessa semana comentarei a respeito desse nissei diabólico!!

Até a próxima!

Vitor

2 Comentários:

Carol disse...

É como a gente conversava, Vitor.. o Polo gti foi nosso xodó no Salão... pra mim ele continua sendo lindo e um ótimo carro... o desejo de muitos visitantes (enquanto não sabiam o preço! rs!!!) Quero conhecer o Civic Si, pelo que vc falou, promete...
E é aquela história da paixão e do valor sentimental... me lembro que quando criança, meu sonho era um escort conversível..rs
sem mais comentários..hehehe!
Até mais!
Carol

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria!!! Como amantes de um bom esportivo ficamos felizes em termos de volta motores forte e alto desempenho em uma produção normal. Pelo volume de venda esperado para esses carros, que é muito baixo fica mais que provado que brasileiro gosta da imagem. É o exemplo que você mostrou de cara de esportivo e coração de anjo. Cabe a nós amantes de desempenho deixá-los diabólicos. Faltam duas semanas para o Brasil conhecer o novo Golf. Força GTi!!!!!! Abs e boa semana Tiago

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