sábado, 6 de outubro de 2012

Etios: enfim, um Toyota popular


Não é só a Hyundai que está disposta a sacudir o segmento de carros populares. A gigante Toyota também entrou na dança, trazendo o Etios para tirar o sono de Volkswagen, Fiat e companhia. Mas vale a pena levar este japonês para casa?

Sua resposta pode ser negativa se olhar apenas para o design. Gosto não se discute, mas, vem cá, todos nós sabemos que o Etios não é tão arrojado quanto o HB20. Mesmo assim, o pequeno Toyota deve conquistar quem não liga tanto para estilo. Importante nele é o conteúdo, e nesse quesito ele se sai bem. Nada de motorzinho 1.0: o Etios é vendido no Brasil somente com opções 1.3 e 1.5, ambas com 16 válvulas e tecnologia flex. O propulsor de 1,3 litro entrega 84 cv com etanol e 90 cv com gasolina, enquanto o Etios 1.5 16V rende 92 cv com gasolina e 96,5 cv com o combustível etílico.



Quanto aos itens de série, embora a versão básica não tenha ar-condicionado nem direção hidráulica (itens oferecidos em todas as versões do HB20), todos os Etios saem da fábrica de Sorocaba (SP) com airbag duplo frontal. Para-choques pintados na cor da carroceria, porta-luvas refrigerado e avisos sonoro e visual do não afivelamento do cinto de segurança e abertura das portas também equipam a versão básica.

O Etios X agrega coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção elétrica, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), desembaçador do vidro traseiro e filtro no sistema de ventilação. Ar-condicionado é opcional. Já a versão XS agrega o cobiçado ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de som com CD player e entrada USB, conta-giros e vidros e travas elétricas nas quatro portas. Todas as versões citadas anteriormente são ofertadas somente com motor 1.3. A topo-de-linha XLS vem com propulsor 1.5 e componentes adicionais como faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.



Mais do que conteúdo ou design, o Etios traz na bagagem um diferencial importante: a marca Toyota, consagrada aqui e lá fora pela robustez e confiabilidade de seus veículos. A empresa promete dedicar o mesmo bom atendimento da rede autorizada aos donos do popular, e já afirmou até que vai aumentar o número de pontos-de-venda e intensificar o treinamento de seus funcionários para dar conta do crescimento no fluxo de clientes com a chegada do Etios. A garantia é de três anos, pouco frente aos cinco anos oferecidos pela Hyundai, mas bem mais do que a cobertura da concorrência mais "tradicional".

Os preços variam entre R$ 29.990 (versão básica sem opcionais) e R$ 42.790 (versão topo-de-linha).
Veja abaixo todos os valores:

Etios 1.3: R$ 29.990
Etios X 1.3: R$ 33.490
Etios X 1.3 (com ar-condicionado): R$ 36.190
Etios XS 1.3: R$ 38.790
Etios XLS 1.5: R$ 42.790




Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO