quinta-feira, 17 de junho de 2010

Hyundai e Kia: a nova ofensiva da Coreia


Em meio ao frisson causado pela Copa do Mundo, pouca gente percebe que os carros também tem seu espaço na África do Sul. Isso porque Kia Motors e Hyundai são duas das empresas que patrocinam o torneio organizado pela FIFA, em mais uma demonstração do poder (e da influência) que a indústria automotiva sul-coreana possui atualmente no mundo.


No Brasil, a Hyundai tem planos ambiciosos para os próximos anos e já deixou claro que não medirá esforços para atingir seus objetivos. O primeiro passo já foi dado com o sucesso dos modelos Tucson (cujas primeiras unidades já estão sendo fabricadas no Brasil) e i30, este último o atual líder do segmento de hatches médios.


Para os próximos meses, a ofensiva da marca asiática já está traçada. Até o fim do semestre será a vez do ix35 chegar ao Brasil. O utilitário esportivo que sucedeu o Tucson no exterior será posicionado abaixo do Santa Fe no país e promete ser vendido por menos de R$ 100 mil. A receita do sucesso é a mesma do i30: preço baixo e generosidade na lista de itens de série, que terá freios ABS, ar-condicionado digital, controle de estabilidade (ESP), entre outros.


No segundo semestre, a Hyundai terá mais novidades: o sedã Sonata já está de passaporte carimbado para cá e deve dar as caras no Salão do Automóvel. O evento também será palco da estreia do novo compacto da marca, que chegará em 2011 para disputar seu espaço no concorrido segmento dos carros populares.


O projeto desenvolvido exclusivamente para o Brasil vai apostar no design moderno – muito parecido com o do ix35 – e na imagem da Hyundai, consolidada pelo grupo CAOA nos últimos anos. No Anhembi, ele será exibido na forma de um carro-conceito para medir a aceitação do público, mas boa parte de suas formas devem ser adotadas na versão que chegará às ruas. A segunda fábrica da marca, que será erguida em Piracicaba, também está nos planos.


Já a Kia também guarda suas cartas na manga. Nos próximos meses, a empresa trará várias novidades, como o Cerato Hatch, as versões flex do Soul e do Cerato sedã, o Cerato (ou Forte) Koup, o novo Sportage e o Cadenza, o novo sedã de luxo da marca que vai aposentar o Opirus e chamará o rival Azera para a briga. Sportage e Cadenza, inclusive, serão apresentados no Salão.


Até a próxima!


Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO