sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Retrospectiva: as novidades brasileiras


Após lembrar como foi o ano entre as marcas estrangeiras, chega a vez de falarmos dos principais lançamentos de 2009 entre as montadoras com fábricas no Brasil. Os segmentos de hatchbacks e picapes pequenas tiveram boas surpresas ao longo deste ano.

Uma das maiores novidades foi o Agile, primeiro fruto do tão falado projeto Viva. O Chevrolet chegou causando polêmica com suas linhas controversas, que dividiram (e ainda dividem) opiniões. Os faróis e a grade de dimensões exageradas não agradaram a todos, bem como o teto elevado e as lanternas de formato pouco comum.

Apesar dos pesares, o modelo da GM está incomodando a concorrência. O amplo espaço interno e a farta lista de itens de série – que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, piloto automático e vidros e travas elétricas – agradaram e o carro disparou nas vendas. O lançamento de dois kits de personalização e de uma versão mais espartana – sem ar, direção e trio elétrico – a R$ 33.871 devem firmar o Agile no mercado.

A resposta da Volkswagen veio logo em seguida com a reestilização do Fox. A mudança visual fez bem ao carro, que ganhou um ar mais esportivo e ficou em sintonia com os últimos lançamentos da marca lá fora, como o Polo europeu. Por dentro, o acabamento franciscano e o painel de instrumentos de difícil visualização deram lugar a uma cabine bem acabada e com leves toques de sofisticação, algo impensável no antigo Fox.

Novidades como a transmissão automatizada I-Motion – a mesma utilizada no Polo, Gol e Voyage – e a adoção de opcionais como o teto solar deram fôlego novo ao compacto projetado no Brasil. Seu irmão “aventureiro”, o CrossFox, chega às lojas em breve e, meses depois, será a vez da perua SpaceFox.

Entre as picapes, a Volkswagen também foi a responsável pela maior novidade de 2009. A nova geração da Saveiro foi concebida para bater de frente com a Fiat Strada e possui qualidades para tentar recuperar a liderança perdida há anos. Equipada apenas com o bom motor 1.6, a picape tem três versões de acabamento – básica, Trend e Trooper – e duas opções de cabine (simples e estendida).

A briga promete ser boa, já que a Fiat não ficou parada e lançou a Strada Cabine Dupla. Ao oferecer a possibilidade de levar quatro passageiros e carga na caçamba, a montadora se deu bem, tanto é que o modelo já responde por grande parte das vendas da Strada.

As outras montadoras também mostraram suas armas. A Renault revelou o Symbol, enquanto que a Honda iniciou a produção do City, sedã com mais porta-malas do que o Civic. A Nissan, por sua vez, lançou a minivan Livina, enquanto que Citroën e Peugeot mostraram o C4 Hatch e o 207 X-Line.

Como se vê, 2009 foi um ano repleto de novidades. E 2010 promete ser ainda melhor para os fãs de carros.

Um ótimo 2010 para todos!

Vitor

1 Comentário:

Renato Bellote disse...

Não achei muita graça no Agile.
Mas o Fox e Polo com opção de teto solar foram uma boa.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO