quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva: os 'gringos' de 2009


O ano de 2009 foi marcado por vários lançamentos importantes. Como estamos em época de retrospectiva, o Motor Haus entra na onda e relembra algumas das principais novidades do ano na indústria automotiva nacional.

O post de hoje será voltado às novidades trazidas pelas marcas importadas. Os pequenos (e charmosos) compactos europeus e as marcas asiáticas chamaram a atenção dos brasileiros.

A invasão chinesa, que havia começado com os duvidosos carros da Effa Motors, continuou com a chegada da Chery. A marca trouxe para o país o utilitário esportivo Tiggo, que aposta na relação custo/benefício para tentar rivalizar com o Ford EcoSport.

Vendido por R$ 49.900, o SUV compacto tem visual que lembra os antigos Honda CR-V e Toyota RAV4, mas oferece um pacote atraente que inclui airbag duplo, ar-condicionado e freios ABS. A Chery deve continuar seu plano de expansão com a chegada do Cielo, hatchback médio que aposta na mesma estratégia de mais por menos (neste caso, R$ 39.900).

Mas o ano foi também dos sul-coreanos. A Kia trouxe o Soul, que rapidamente virou o maior sucesso da marca desde a década de 90, e o Cerato, sedã que rivaliza com modelos menores e menos equipados. Para 2010, a marca reserva lançamentos como o Cerato Koup e o novo Sorento, além da adesão à tecnologia flex. A futura fábrica na cidade de Salto (SP) pode contribuir ainda mais para a popularização da Kia.

Já a Hyundai confirmou sua rápida ascensão com a afirmação do Azera e a chegada do i30. O hatch virou objeto de cobiça da classe média/alta com a promessa de oferecer itens antes disponíveis apenas em carros mais caros – como airbags laterais e controle de estabilidade – por preços equivalentes aos defasados concorrentes nacionais.

Apesar dos problemas na tabela de preços e na entrega dos veículos, o i30 se firmou como uma das sensações da Hyundai, que promete iniciar a produção do Tucson na planta de Anápolis (GO). O motor flex também deve ajudar a impulsionar as vendas da montadora no ano que vem.

Entre os europeus, os pequenos foram a coqueluche do ano. MINI e smart começaram a operar de forma oficial no país e se tornaram desejados (e admirados). Sob o comando da BMW, a MINI trouxe sua linha completa, desde o charmoso Cooper até o irreverente Cabriolet. Em comum, todos oferecem boas doses de diversão ao volante.

A Mercedes-Benz investiu na smart e já possui cinco revendas espalhadas pelas regiões Sul e Sudeste. O microcarro fortwo tem apenas 2,70 metros e não passa despercebido pelas ruas, driblando o trânsito das grandes cidades sem dificuldades.

A Fiat não quis ficar de fora desta nova onda e lançou o 500 – ou Cinquecento, como queira –, reinterpretação do clássico carrinho que motorizou a Itália na década de 50. Pequeno e simpático, o compacto polonês contribuiu para tornar a cidade um pouco mais alegre.

Amanhã vamos lembrar os principais lançamentos das montadoras nacionais. Fique ligado!

Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

Alysson Prado "Balo" disse...

De fato Vitor, 2009 foi um ano cheio de revelações e vindas de marcas que antes só se desejava a vinda dessas, como a Mini e a Smart, como também marcou a volta de uma ikustre marca italiana ao país a Lamborghini, que abriu a sua loja oficial em São Paulo.

Memorável este post, parabéns.

abs.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO