sábado, 19 de setembro de 2009

Test-drive: smart fortwo


Que me perdoem os donos de sedãs e SUVs, mas os compactos são a bola da vez. Em cidades cada vez mais congestionadas, os pequenos são perfeitos para driblar o trânsito com maestria. E se o assunto é agilidade, nenhum modelo bate o smart fortwo, o microcarro fabricado pela Mercedes-Benz que começou a ser vendido no Brasil neste ano.

É quase impossível ficar indiferente diante dele. Basta uma rápida volta pelas ruas para notar seu poder de atração. As crianças olham encantadas, como se estivessem diante de um brinquedo; os homens, com um misto de admiração e/ou inveja. Já as mulheres se encantam e muitas não disfarçam o sorriso ao vê-lo pelas ruas.

Tanto frisson não é à toa: com apenas 2,70 metros de comprimento e 1,54 metro de largura, ele realmente parece de mentira. Seu desenho pode até dividir opiniões, mas é simpático. Detalhes como a carroceria tricolor e as janelas sem molduras se destacam neste carrinho descolado.

Dirigi-lo é uma experiência inusitada. O motor 1.0 turbo é instalado na traseira e é um pouco barulhento. Mas a recompensa vem na hora de pisar fundo: com 84 cv e 770 kg, o fortwo ganha velocidade facilmente e é preciso atenção para não infringir a lei.

Encarar o trânsito pesado também não é problema. Em seu ambiente natural, o smart fica à vontade e se enfia em espaços que nenhum outro carro se atreve tentar. A ressalva vai para a suspensão, mas não por culpa da Mercedes-Benz (proprietária da smart): calibrada para os "tapetes" europeus, ela sofre com os buracos e irregularidades do nosso asfalto.

O espaço interno é surpreendente para um veículo tão pequeno: o interior é confortável e leva duas pessoas com mais de 1,80 metro de altura facilmente. Os bancos são envolventes e o o espaço para bagagens (220 litros) é suficiente para levar algumas sacolas.

A lista de equipamentos também agrada. De série, o fortwo vem com airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rádio CD Player com MP3, controle de estabilidade (ESP) e teto panorâmico de policarbonato.

Se você roda apenas na cidade e tem de lidar com engarrafamentos diariamente, o fortwo se encaixa feito uma luva. Ágil, econômico (faz mais de 13 km/l) e charmoso, ele é um parceiro ideal para as metrópoles. E garantia de sorrisos e acenos por onde quer que você passe.

Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

Paulo disse...

Legal, Vitor, bem comentado -em especial a questão do nosso (ridículo) asfalto, extremamente mal-conservado -e da-lhe imposto de propriedade autom (IPVA)somado-se a uma infinidade de impostos -tudo sem retorno... Infelizmente uma realidade bem diferente da Europa (terra do carrinho), EUA e Japão -onde aliás o imposto para se comprar é tão baixo quanto nos EUA...
Parabéns pois o blog é de nível !!!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO