quarta-feira, 3 de junho de 2009

GM: e o futuro?


O pior aconteceu. Quem acompanhou os noticiários nos últimos dias sabe que a General Motors entrou com um pedido de concordata na última segunda-feira, 1º de junho.

A decisão da empresa foi o último capítulo de uma história que vinha se arrastando há anos, muito antes de quando a montadora norte-americana perdeu a liderança de vendas do mercado mundial para a Toyota pela primeira vez, em 2008.

A concordata foi o resultado de uma série de estratégias equivocadas de uma marca que um dia já se vangloriou de ser o símbolo da prosperidade norte-americana, a tradução do american way of life e responsável pela criação de mitos do mundo das quatro rodas, como o Bel Air e o Corvette.

Tal qual sua conterrânea Chrysler, a GM terá de unir suas forças para tentar se reestruturar. Ao recorrer ao chamado Chapter 11, a montadora contará com um prazo pré-determinado pelo governo dos EUA para colocar ordem na casa. Cortar custos será a palavra de ordem, promovendo demissões, fechando fábricas e vendendo algumas de suas marcas mais tradicionais, como a Hummer.

É difícil prever também quais serão os efeitos da concordata no Brasil. Ainda que os altos executivos da GM Brasil afirmem que nada mudará, é difícil acreditar que isso de fato vai acontecer. A criação da "Nova GM" fará com que o governo dos EUA assuma o controle temporário da filial brasileira, uma das mais lucrativas da GM no mundo.

O presidente da GM Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, garantiu que os investimentos de 2 bilhões de dólares estão mantidos. Já o vice-presidente da companhia, José Carlos Pinheiro Neto, afirmou em rede nacional de TV que a empresa segue comprometida com a renovação total de sua linha de produtos até 2012.

A General Motors tem plenas condições de sair desta incômoda situação. Mas ninguém poderá negar que o dia 1º de junho de 2009 entrou para a história como a página mais triste dos cem anos de existência daquela que já foi a maior montadora de automóveis do mundo.


Até a próxima!


Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO