quarta-feira, 29 de abril de 2009

A polêmica Irmão do Décio x VW


Quem navega pela blogosfera certamente já ouviu falar do Irmão do Décio. Apesar do nome inusitado, a página comandada pelo designer gráfico Du Oliveira chama a atenção pelas releituras de projetos do passado.

Seus trabalhos são de primeira qualidade, com traços que remetem aos grandes clássicos, mas com o toque de modernidade digno de alguns modelos da onda retrô, como o Fiat 500 e o Volkswagen New Beetle.

E foi justamente a montadora alemã a protagonista de um imbróglio com Oliveira. Na última quarta-feira, o designer recebeu uma notificação judicial assinada pelo Departamento Jurídico da Volkswagen do Brasil. O documento solicitava a retirada imediata dos trabalhos referentes a alguns modelos VW do passado (como o SP2 e o Karmann-Ghia) por "uso indevido de imagem", sob pena de punição.

A alegação causou grande estranheza entre todos, já que os projetos contidos no blog não infringem a lei de direitos autorais, já que são criações do próprio Oliveira. Sendo assim, o site da revista Quatro Rodas resolveu consultar a Volkswagen para saber os motivos da intimação.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a marca se desculpou e disse que tudo não passou de um mal-entendido. Ainda segundo a empresa, o designer será contatado para esclarecer o ocorrido (clique aqui e saiba mais).

Dito isso, ficam as perguntas: teria a área jurídica da Volkswagen, uma das maiores empresas do Brasil e do mundo, realizado tamanho equívoco? Por que a equipe de profissionais não se deu ao trabalho de checar o conteúdo do site antes de se precipitar de tal maneira?


Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

Anônimo disse...

Pura falta de criatividade e inovação....produtos com desing terrível!! Na minha opinião o único que escapa é o novo fusc... opa,será que eu tb não vou receber notificação extrajudicial por estar falando indevidamente da marca, marca esta que imortalizou-se com o fusc...Mas parece que encontraram uma forma de muita gente deixar de comprar veículos VW. Engano de advogados....SERÁ????? O tiro saiu pela culatra, acho que eles não conhecem amigos, amantes da história dos automóveis que utilizam a internet como forma de reviver a história e não de usar a marca de forma indevida!!!
Adailton Camargo - Lages/SC

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO