domingo, 29 de março de 2009

GP da Austrália: Brawn GP, a fênix da F-1


Foto: Toni Albir/EFE

Ainda é cedo para dizer qualquer coisa, mas a Brawn GP não podia ter começado melhor a temporada 2009. Em Melbourne, a dobradinha conquistada no treino oficial já foi motivo para comemorações, mas o resultado conquistado na Austrália coroou o trabalho da equipe mais nova da Fórmula 1.

A largada foi tranquila para Jenson Button. Sem ser importunado, o inglês manteve a ponta e não tardou para abrir vantagem. O mesmo não aconteceu, porém, com Barrichello. O veterano saiu mal e caiu para o sétimo lugar, mas saiu ileso de uma confusão logo na primeira curva, que tirou Heikki Kovalainen da prova.

Enquanto isso, o jovem Sebastian Vettel assumiu o segundo lugar. Robert Kubica, da BMW, também se manteve nas primeiras posições. Mal sabiam os dois pilotos que eles seriam protagonistas de um dos momentos-chave no final da corrida.

Mas, antes disso, o público viu os abandonos de Kazuki Nakajima e Nelson Piquet. Mais tarde, Felipe Massa também deixaria a prova, por conta de um aparente problema hidráulico, confirmando seu azar na etapa australiana (em sete anos, o piloto fez apenas seis pontos).

Soberano, Button caminhava a passos largos rumo à segunda vitória de sua carreira. Barrichello também estava bem, mas em quarto lugar, com mais de vinte segundos atrás de Kubica e Vettel. Pois foi uma confusão entre os dois jovens pilotos que mudou o resultado da corrida.

Na briga pelo 3º lugar, Kubica, visivelmente mais rápido do que Vettel, tentou ultrapassar por fora. O polonês, porém, se afobou e decidiu arriscar tudo na curva. O problema é que Vettel, com os pneus gastos, não conseguiu frear à tempo de evitar a batida. No final das contas, a precipitação de ambos custou caro, já que os dois acabaram deixando a prova à três voltas da bandeira quadriculada.

Com o acidente, o segundo lugar caiu no colo de Barrichello, como um prêmio pelos meses de apreensão diante do impasse envolvendo a ex-Honda. No pódio, a felicidade era evidente no rosto de todos da Brawn GP, e o chefe da equipe foi ensopado pelo banho de champagne de seus pilotos.

Momentos antes, Button, ao rádio, comemorou dizendo que "este será um grande ano para nós". De fato, ainda é muito cedo para fazer qualquer previsão, mas se o inglês estiver certo, é bom que as outras equipes se preparem para uma nova era. A era da Brawn GP.

Confira os oito primeiros colocados do GP da Austrália:

1. Jenson Button - Brawn GP

2. Rubens Barrichello - Brawn GP

3. Jarno Trulli - Toyota

4. Lewis Hamilton - McLaren

5. Timo Glock - Toyota

6. Fernando Alonso - Renault

7. Nico Rosberg - Williams

8. Sebastien Buemi - Toro Rosso

Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO