quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Test-drive: Citroën C4 Pallas GLX


Para muitos, carro é sinal de poder e status. E se você faz parte do grupo de consumidores que se deixa levar pelo design, as chances de o Citroën C4 Pallas figurar entre os seus modelos favoritos é bem grande.

Não há como negar que o desenho é o principal chamariz do sedã. Elegante, ele transmite modernidade ao herdar as soluções de estilo do C4 Hatch. Os faróis espichados formam um conjunto harmonioso com a grade cromada, que ostenta o duplo chevron, marca registrada da Citroën. Já a traseira exibe lanternas de formato inovador, que remetem a um bumerangue e invadem a lateral.

Mas é ao volante que se percebe as qualidades e os defeitos do Pallas. O motor 2.0 16V a gasolina da versão testada (o carro ganhou a opção Flex em outubro de 2008) desenvolve 143 cv, suficientes para impulsionar o sedã. Mas a falta de vigor em algumas situações – como as arrancadas – é sentida, em grande parte por ser um veículo com transmissão automática de quatro velocidades e opção de trocas manuais (Tiptronic).

A direção tem assistência elétrica, o que a torna mais leve do que a hidráulica. É ela que facilita as manobras mesmo em lugares apertados. As mudanças de faixa também são realizadas sem dificuldades, podendo fazer até com que o motorista esqueça que está dirigindo um carro de 4,77 metros de comprimento.

Por dentro, o Pallas oferece espaço interno de sobra. O painel tem desenho ousado, com destaque para o velocímetro no centro da cabine. Apesar de bonito, ele fica um pouco fora do campo de visão, mas não compromete. O volante com cubo central fixo também inova, e pode causar estranheza em motoristas menos acostumados com a novidade.

Com um amplo porta-malas (580 litros) e um desenho que ainda impressiona, o C4 Pallas é uma das melhores opções em seu segmento. Porém, o maior problema do Citroën está justamente na concorrência, que conta com rivais igualmente atraentes, como Honda Civic e Toyota Corolla. Cada um deles oferece prós e contras que podem pesar na hora da compra. Vale a pena pesquisar e, principalmente, pensar com carinho antes de assinar o cheque.

Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

De Gennaro Motors disse...

Olá Amigo

Desejo a vc um ótimo natal e um feliz 2009. Estarei saindo de férias e retorno em Janeiro de 2009.

Grande abraço, De Gennaro

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO