sábado, 2 de agosto de 2008

Mercado automotivo: tempo de mudanças



Foto: divulgação/ Volkswagen


O mercado automotivo mundial já não é mais o mesmo. Foi-se o tempo em que as montadoras norte-americanas – em especial o trio conhecido como “The Big Three”dominavam o cenário das quatro rodas. Tudo começou em 2007, quando a Toyota surpreendeu e tomou a liderança da General Motors, que até então reinava soberana no segmento. No final daquele ano, porém, a marca reassumiu a ponta.

Desde então, a Chevrolet vem travando uma disputa acirrada com os japoneses. Mas poucos poderiam imaginar que a crise no preço do petróleo nos Estados Unidos marcaria um momento decisivo na briga pelo posto de maior fabricante do mundo.

Com os valores lá em cima, a procura pelas picapes grandes e SUVs caiu – e continua caindo – de forma significativa em 2008. O resultado é que, aos poucos, os consumidores estão buscando alternativas mais econômicas (e ecológicas) para se locomover.

E quem saiu perdendo não foi apenas a marca da gravatinha dourada, que no primeiro semestre deste ano perdeu a liderança para a Toyota (foram 4,54 milhões contra 4,81 milhões de carros faturados). Chrysler e Ford, cuja linha de produtos depende dos veículos grandes, como o Jeep Cherokee e a picape Ford F-150, também estão prevendo resultados desastrosos.

Quem agradeceu foi a Volkswagen, que superou a Ford e assumiu o terceiro posto na corrida. Com 3,31 milhões de veículos comercializados, a montadora alemã ultrapassou a marca de Michigan, que totalizou 3,09 milhões de unidades vendidas. Grande parte do mérito por este importante resultado pode ser atribuído às vendas na China e no Brasil, dois dos principais mercados para a VW. Quais surpresas estão reservadas para os próximos meses? Só o tempo dirá.

Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO