terça-feira, 17 de junho de 2008

Honda FCX Clarity: o futuro chegou

FCX Clarity
Foto: AFP



O futuro está mais próximo do que se pensa. Enquanto os fabricantes prometem se livrar da dependência dos combustíveis fósseis em poucos anos, a Honda parece ter dado um importante passo na briga pelo pioneirismo do “automóvel ecológico”. No mesmo dia em que a GM garante que seu carro elétrico Volt estará rodando em 2010, os japoneses anunciam o início da produção do FCX Clarity, o primeiro veículo movido a hidrogênio do mundo.

Batizado com o mesmo nome utilizado no carro-conceito exibido em mostras do setor mundo afora, o sedan médio utiliza uma célula-combustível, responsável por converter o hidrogênio e transformá-lo em eletricidade. Assim, ao invés do temido monóxido de carbono, o FCX exala apenas vapor d’água em seu escapamento. Praticamente o carro ideal para os ambientalistas.

De acordo com a Honda, o veículo tem autonomia de 620 km com um tanque de hidrogênio. O Clarity é equipado com uma resistente bateria de íon-lítio, capaz de suportar temperaturas extremas, e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h. Mesmo fabricado no Japão, as unidades iniciais serão destinadas para os consumidores norte-americanos, que poderão adquirir o carro a partir de julho. Os japoneses conhecerão melhor o FCX dois meses depois.

Apesar dos problemas como a falta de postos de abastecimento e os custos de produção, a Honda pretende comercializar 300 unidades em três anos, todas via leasing. O valor total será de US$ 21.600 (por volta de R$ 40.000), incluindo os custos de seguro e manutenção. Além da própria General Motors, a Toyota também desenvolve um veículo movido a hidrogênio, uma substância inesgotável e não-poluente. Resta saber apenas quando esta nova tecnologia chegará ao Brasil.

Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

SAVIOMACHADO disse...

Grande Vitor!! Por onde você anda meu velho??
Além de ver o Honda FCX aqui no Motor Haus, também vi na TV. Tomara que vingue a idéia, pois a gente vê tanta novidade sem sequência que a gente fica duvidando.
Deixei uma pedaço do bolo pra ti no meu aniversário. Aparece lá.
Um grande abraço.
SAVIOMACHADO

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO