domingo, 16 de março de 2008

GP da Austrália: que corrida!


Foto: AFP

Lewis Hamilton saiu na frente na briga pelo Campeonato Mundial de Fórmula 1. Em um grande prêmio emocionante, o inglês venceu a primeira etapa da temporada, realizada na madrugada deste domingo (16), na Austrália. A corrida foi marcada pelo grande número de abandonos, com apenas sete carros completando as 58 voltas do circuito de Melbourne.

Logo na primeira curva, um toque envolvendo Heikki Kovalainen, da McLaren, e Felipe Massa, da Ferrari, resultou em um tumulto que obrigou outros pilotos a abandonarem. A jornada definitivamente não foi boa para o brasileiro, que mais tarde se envolveu em outro acidente, desta vez com David Coulthard, da Red Bull, e abandonou a prova momentos depois.

A desgraça ferrarista se completou quando Kimi Raikkonen, que largou em 16º e vinha em uma boa recuperação, passou reto ao ultrapassar seu conterrâneo Kovalainen e se distanciou da briga pelo pódio. O atual campeão ainda rodou quando disputava posição com Timo Glock, da Toyota. O alemão deixaria a prova algumas voltas depois, quando saiu da pista e praticamente decolou ao tocar na área de escape, forçando a entrada do safety-car a 15 voltas do final.

Centro das atenções, o estreante Nelson Ângelo Piquet largou em penúltimo e chegou a esboçar uma reação, mas também foi obrigado a deixar a disputa, mais uma vez por problemas em sua caixa de câmbio. Quem roubou a cena foi outro calouro, o francês Sebastién Bourdais, que conduziu com valentia sua Toro Rosso até o motor Ferrari pedir arrego. O que não tirou o brio de sua pilotagem, marcando pontos mesmo sem completar a corrida.

Rubens Barrichello, que após uma temporada desastrosa vinha obtendo um ótimo quinto lugar na Austrália, foi bem, mas sofreu com o azar. Após um movimento precipitado do mecânico responsável pelo lollipop (que informa ao piloto sobre o término do pit-stop), o brasileiro arrancou e quase levou consigo um dos mecânicos da equipe. Para completar, Rubens havia adentrado os boxes em sinal vermelho e, mesmo chegando em sexto, acabou sendo desclassificado.

Alheio a todas as confusões, Hamilton passeou sem ser ameaçado e confirmou sua primeira vitória em 2008. O pódio foi completado por duas gratas surpresas germânicas: Nick Heidfeld, que fez jus ao esforço da BMW na temporada passada e foi premiado com o segundo lugar, e Nico Rosberg, que reviveu os tempos de glória da Williams. Fernando Alonso, Heikki Kovalainen, Kazuki Nakajima – mais uma Williams na zona de pontuação –, Sebastién Bourdais e Kimi Raikkonen completaram a lista dos oito primeiros.

A segunda etapa do campeonato está marcada para a próxima semana, no circuito de Sepang, na Malásia.

Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

Blog F1 Grand Prix disse...

Sensacional o G.P. da Austrália. Superou todas as minhas expectativas. Essa promete bastante mesmo, e a corrida da Malásia tem tudo para ser espetacular também. Até porque temos 70% de possibilidade de chuva...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO