sábado, 1 de setembro de 2007

Fiat Linea: renovar para reviver


Em um ano repleto de lançamentos pipocando nos pátios das concessionárias, chamar a atenção é fundamental. O Punto é a bola da vez, mas terá de dividir os holofotes a partir das próximas semanas, quando chega o aguardado Vectra GT. E é pensando nisso que a Fiat, líder de vendas há cinco anos, guarda algumas cartas na manga, como a reestilização da família Palio – novidade que será abordada em breve aqui no Motor Haus – e a apresentação de um produto totalmente novo, o Linea. Antes previsto para chegar ao mercado apenas no ano que vem, a versão três-volumes do Punto deve ser lançada até o final de 2007 e já está em fase final de testes, rodando pelas estradas e avenidas de Minas Gerais e escondido sob uma pesada camuflagem.

O carro chega para substituir o cansado Marea, lançado em 1998 com a missão de dar continuidade ao grande sucesso de seu antecessor Tempra, um dos grandes ícones da década de 90. O sedan, porém, nunca conseguiu repetir a dose e sofreu com alguns problemas crônicos, principalmente por conta de seu propulsor 2.0 20V, visto como beberrão e caro de se manter. A Fiat ainda tentou, por diversas vezes, dar uma sobrevida ao veículo, lançando versões equipadas com turbo compressor e promovendo até uma reestilização nos moldes de seu “primo” distante Lancia Thesis (em conjunto com uma nova estratégia de preço), mas nada adiantou. Mesmo sendo comercializado até os dias de hoje, o Marea chegou a uma ínfima média de quatro a seis unidades vendidas por mês.

Ninguém esconde que a missão do Linea será revigorar a imagem da Fiat no segmento em que um dia reinou quase que soberana. E, como se isso não bastasse, o carro vai enfrentar uma concorrência dura na queda: Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Vectra e Nissan Sentra serão apenas alguns de seus rivais na briga cada vez mais acirrada pela preferência de quem dispõe de pouco mais de R$ 50 mil para comprar um confortável sedan. Apesar de ser baseado em um carro de porte pequeno, o Linea aparenta ter atributos para conquistar um bom fã-clube. Se a Fiat oferecer itens como a moderna transmissão Free Choice (nada mais do que o famoso câmbio automático com opção de trocas manuais) e equipá-lo com o motor Multijet 1.9, as coisas podem começar a mudar para os italianos. Afinal de contas, conseguir um lugarzinho ao Sol nesse segmento não é tarefa das mais fáceis.

Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

Uri Coimbra disse...

MUUUITO bom, Vitor! Não consegui visitar antes porque o fim de semana foi corrido. Mas hoje de manhã vim correndo ver. Adorei o texto. Tinha esquecido como todo dono de Tempra era invejado. O video do Linea está ótimo. Amo a trilha. E essa reestilização da família Palio, hein?! Quero só ver, porque para mim é um carro que já cansou, não consigo gostar de nenhum "Novo Palio". Mas é só uma opinião pessoal. ;-))) Beijos.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO