quinta-feira, 28 de junho de 2007

Grande Punto e 308: em breve nas ruas




Apesar de ter sido revelado de corpo inteiro pelas revistas, o Vectra GT deve chegar ao mercado apenas no segundo semestre desse ano. Sendo assim, as outras montadoras preparam suas novidades para um segmento que atualmente anda carente de lançamentos (o mais recente deles, o Novo Golf, é uma reestilização, e não um modelo 100% novo). E justamente o líder da categoria, o Peugeot 307, que pode ceder, em breve, seu lugar ao novo 308, que deve ser apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt.

O design, alvo de elogios mundo afora, fica ainda mais agressivo, com uma dianteira arrojada e uma traseira muito semelhante a do seu irmão menor, o 207 (quanto a este, não se sabe ainda se o seu desenho deve inspirar uma reestilização para o 206 ou se a Peugeot deve mesmo fabricá-lo aqui). O interior foi repaginado, desde a posição dos bancos (mais baixos, para acabar com a sensação de estar em uma minivan) até o desenho do painel. Para os europeus, seis motorizações diferentes e três versões, além de itens como faróis bi-xenon direcionais (acompanham a trajetória do carro nas curvas), aviso de mudança involuntária de faixa de rolagem, freios ABS e nove airbags.

O outro lançamento, este com previsão para 2007, é o Fiat Grande Punto. Apesar de ser um carro de porte menor e de não concorrer com os médios, o italiano deve roubar compradores dessa categoria, como agora faz o VW Polo, seu futuro maior concorrente. Baseado na plataforma do Palio, o carro deve ser equipado com o motor 1.9 16V Flex, que desenvolve 130 cv e será fabricado na planta da Fiat na Argentina, reativada recentemente para a fabricação do Siena. Como triunfo, o Grande Punto pode vir com o Free Choice, câmbio manual automatizado desenvolvido pela fornecedora Magneti Marelli, o mesmo utilizado no Lancia Ypsilon presente no Quatro Rodas Experience. Desenhada pelo renomado Giorgetto Giugiaro, a dianteira do compacto premium lembra o Maserati Spyder, especialmente pelo desenho dos faróis, enquanto que a traseira tem lanternas elevadas, marca registrada da linha Punto.

E quanto aos veteranos Stilo e Focus? O primeiro deve ganhar novas lanternas, semelhantes às que eram utilizadas no seu finado similar europeu, e uma grade parecida com a adotada no Palio Fire e Idea. Já o modelo da Ford deve permanecer com a mesma cara até o ano que vem, quando deve ganhar um face-lift para revigorar seu visual contemporâneo, porém cansado. Resta saber se a inspiração virá da Europa, dos EUA ou se teremos uma solução made in Brazil.


Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO