domingo, 15 de abril de 2007

Casta nobre: BMW e Volvo

Olhando os posts anteriores do Motor Haus percebi que até agora nenhum de nós fez algum post dedicado a carros de luxo, aqueles que não são "apenas" automóveis. Alguns podem dizer que fizemos bem, pois em um país como o Brasil as pessoas sonham com carrões mas compram populares, afinal o dinheiro não é um recurso, digamos, abundante em terras tupiniquins.

Mas como acredito que sonhar não faz mal a ninguém (muito pelo contrário), vou dedicar um espaço a três lançamentos europeus que desembarcam por aqui nesse mês. Veja abaixo uma breve análise (não avaliação) de cada um deles e saiba o que eles têm de melhor:

BMW M3:



Se um BMW já é o suficiente para chamar a atenção, o que dizer de um M3? Todo amante de carros sabe a diferença que essa letrinha faz nos motores bávaros, e com esse cupê não é diferente. A história iniciou-se em 1986 e atualmente está em sua quarta geração. Nesse meio tempo, a potência praticamente dobrou, assim como o número de cilindros. O novo propulsor 4.0 V8 despeja 420 cv, praticamente uma tentação nas autobahns (estradas sem limite de velocidade) alemãs!

Para chegar aos 100 km/h gasta-se 4s8, enquanto que a velocidade máxima é limitada aos 250 km/h (restrição que faz parte de um acordo assinado pela maioria das montadoras alemãs, exceto a Porsche). Seu visual não é exagerado mas esbanja elegância, como manda a cartilha germânica. O bodykit (composto por pára-choques, retrovisores, capô e defletor traseiro) é exclusivo, bem como as saídas de ar lateral, os pára-lamas alargados e as rodas (aro 18, com opção de 19 polegadas). Destaque para o teto em fibra de carbono, que reduz o peso em 5 kg e cola o carro no chão.

É um carro com ronco metálico inconfundível e que certamente honra o slogan da marca ("Puro prazer de dirigir"), mas que também cobra um preço por isso: como a geração anterior saía por meros R$ 409.000, espera-se que esse novo bólido deve vir ao país ligeiramente mais caro. Espetacular.

BMW X5:



Ainda falando da marca da Bavária, foi apresentada semana passada no autódromo de Interlagos a segunda geração de um sonho de consumo ao redor do planeta, inclusive por aqui. É o novo X5, sucesso de público e de crítica, que chega por aqui inicialmente apenas na versão 4.8 V8, que desenvolve 355 cv. Em junho, a montadora passa a importar o X5 com as mesmas características do europeu (o que virá nesse "primeiro lote" é o vendido nos EUA), e em setembro chega a versão 3.0 V6, com 272 cv.

O SUV oferece muitos mimos aos seus passageiros, a começar pelos sete lugares, apesar da terceira fila mal comportar duas crianças. Teto solar duplo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, oito airbags, ar condicionado com duas zonas de climatização, controle de estabilidade, direção ativa (que deixa o volante mais leve em manobras de baixa velocidade e mais duro em altas) e tração xDrive são alguns dos itens de série.

Com velocidade máxima de 220 km/h e aceleração 0 a 100 km/h em 6,5s, o X5 não terá vida fácil no mercado brasileiro, tamanha a quantidade de boas e atraentes opções em seu segmento. Audi Q7, Range Rover Sport, Volvo XC90, Porsche Cayenne S, Volkswagen Touareg V8 e Mercedes ML 500 são alguns de seus concorrentes. Qualquer que seja a sua escolha, você não irá se arrepender.

Volvo C30:



Deixamos por último a maior novidade desse trio dos sonhos: o primeiro hatchback Volvo do mundo! Conhecida há anos atrás por seu conservadorismo (vide os Volvo 850), a montadora sueca promoveu no final dos anos 90 a "Revolvolution", lançando carros que arrebataram vários prêmios de estilo, conforto e, claro, segurança. Vários produtos foram lançados, como o utilitário esportivo XC 90, o luxuoso sedan S80 e a perua XC 70 Cross Country. Mas faltava um carro que batesse de frente com o bem sucedido Audi A3, Mercedes Benz Classe A e o BMW Série 1. Agora não falta mais.

Com um design inovador e do tipo "ame ou deixe-o", o hatch foi condecorado em Milão como o "Automóvel Mais Belo do Mundo" e faturou também o "Volante de Ouro", importante prêmio alemão. Com a plataforma do sedan S40, mas 22 cm menor, o carro oferece airbags frontais, laterais e tipo cortina, além de um controle que evita o "efeito chicote" em uma colisão. Destaque para o sistema BLIS, disponível apenas na versão top e que informa ao motorista através de luzes no interior da existência de algum veículo nos pontos cegos do C30. ABS e EBD (controle de distribuição de frenagem) são de série, bem como o sistema de som com doze alto falantes.

Por aqui, ele será oferecido nas motorizações 2.0 16V (a mesma adotada por EcoSport e Focus), 2.4 cinco cilindros e 2.5 T5, este alimentado com turbo compressor. Seus preços variam entre R$ 90 mil e R$ 133,9 mil. É um carro de construção esmerada, arrojado (note a espessura do console central interno) e muito seguro. Com todas essas qualidades, e aliando esportividade com confiabilidade, tem tudo para ser bem sucedido.

Até a próxima!

Vitor

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