Hyundai HB20: você ainda vai ter um?
Fabricado em Piracicaba (SP), o HB20 promete tirar o sono das grandes montadoras como Volkswagen e Fiat. Afinal, desde a invasão coreana no Brasil é que esperávamos por um modelo mais acessível, reunindo todas as qualidades conhecidas dos carros daquele país (design moderno, preço competitivo, farta quantidade de equipamentos e garantia de cinco anos) em um carro adequado à realidade brasileira. A Kia tentou com o Picanto, mas foi prontamente derrubada - sim, é esse o termo certo - pelo governo e pelas montadoras rivais, que catapultaram a alíquota do IPI em 30 pontos percentuais para todos os veículos fabricados fora do Brasil, Mercosul e México. E de repente o pobre Picanto virou caro novamente. Pelo menos com a Hyundai parece que não vai ter jeito.
Oferecido em quatro versões de acabamento (Comfort, Comfort Plus, Comfort Style e Premium, esta última apenas para o 1.6), o HB20 é vendido com duas opções de motorização: o moderno Kappa 1.0 de três cilindros usado no Picanto, que rende até 80 cv com etanol, e o potente 1.6 Gamma de 16 válvulas idêntico ao do Kia Soul, preparado para 128 cv. No caso do 1.6, é possível escolher entre o câmbio manual de cinco marchas e o automático de quatro velocidades - ainda não é desta vez que a caixa automática de seis marchas do Soul será usada no HB20.
Mais do que o conteúdo, o HB20 chamará atenção pelo design. Fruto de três anos de trabalho, o estilo esportivo está em sintonia com a filosofia de estilo adotada pela Hyundai em seus modelos mais caros. Não é difícil notar traços de Elantra e Sonata pela carroceria do hatch, que usa e abusa dos vincos e formas arrojadas, com destaque para os faróis espichados e o formato pouco usual das lanternas.
Ainda é cedo para afirmar que o HB20 será um sucesso no mercado brasileiro, principalmente porque ele sequer chegou às lojas - o que acontecerá somente no dia 10 de outubro. O HB20 precisará se mostrar forte em itens fundamentais, como rede de concessionárias (hoje formada apenas por lojas do Grupo CAOA, será formada também por pontos de venda da Hyundai Motor Brasil, ou simplesmente HMB) e o serviço de pós-venda, bastante criticado pelos proprietários de outros veículos da marca. Será preciso também superar outra gigante da indústria asiática, a Toyota, que acaba de entrar na briga com o Etios. De qualquer maneira, o HB20 e a Hyundai ingressam no segmento mais popular do Brasil com força total, mostrando que não estão dispostos a perder dinheiro. E nem consumidores.
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