sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Gran Torino: os homens e suas máquinas


O Motor Haus fala sobre o universo dos automóveis, seja no mundo real ou na ficção. Hoje, abriremos um espaço para o cinema, mas – evidentemente – sob a ótica dos amantes dos carros.

Gran Torino (2009), um dos grandes lançamentos da indústria cinematográfica neste ano, é o primeiro trabalho do diretor e ator Clint Eastwood desde o premiado Menina de Ouro e ajuda a compreender a crise pela qual passa o setor automotivo nos Estados Unidos.

Na obra, Eastwood vive Walt Kowalski, ex-trabalhador da Ford e veterano da Guerra da Coréia. Vivendo em um bairro ocupado por imigrantes e longe da família e de seus filhos, Kowalski não vê motivos para viver e tem como grande amigo um Ford Gran Torino 1972.

Patriota ao extremo, ele implica até com a profissão do filho, um vendedor de carros da Toyota. Porém, uma tentativa de roubo de seu muscle-car muda a vida de Kowalski, que com a ajuda de seus vizinhos começa a ver a vida por outro lado.

Mais do que uma história de amor entre homem e máquina, Gran Torino nos faz refletir sobre o momento vivido pela indústria norte-americana. De quebra, ainda consagra o muscle-car, que não fez tanto sucesso como outros modelos da Ford, como estrela de filmes e seriados. Isso porque, além do filme de Eastwood, o Gran Torino já protagonizou Starsky & Hutch, série de sucesso no mundo inteiro.

Até a próxima!

Vitor

1 Comentário:

Priscilla Bar disse...

Fala Vitor!!!

Gostei desse espaço pra falar sobre as máquinas no cinema. Podia falar sobre isso de vez em quando...

Nao é uma dica, é mais uma indicaçao: Nao sei se tem o mesmo nome em português, nem sei também se vc gosta de motos, mas tem um filme chamado "Burt Munroe" que é bem interessante.Um cara doido pela sua Indian "véia" mas que ele mesmo reformava e que saiu da N.Zelândia para os EUA para bater o recorde Mundial de Velocidade.

Bjs

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO