terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008: os lançamentos!

2008 foi um ano como há pouco se via na indústria automotiva brasileira. O setor começou em meio à empolgação das boas vendas, que batiam recordes sucessivos mês após mês.

No final das contas, a animação acabou sendo freada pela crise internacional, que prejudicou as montadoras no segundo semestre, mas no geral o saldo é positivo. Isso se deve, principalmente, ao grande número de lançamentos realizados neste ano.

A Chevrolet não apresentou muitas novidades nos segmentos mais baratos, mas trouxe do México o Captiva. O SUV chegou ao Brasil com uma interessante relação custo/benefício, trazendo como triunfos um motor 3.6 V6 de 231 cv e uma boa lista de itens de série. A procura pela novidade foi grande e o resultado foi a prática de ágio – ou sobrepreço – na maioria dos concessionários da marca.



Praticamente no mesmo mês, a Ford apresentou o novo Focus. Sem atualizações desde 2000, o modelo voltou a ficar em sintonia com a Europa, fato raro em sua categoria. Por ora disponível apenas na motorização Duratec 2.0 a gasolina, o Focus Hatch e Sedan é vendido em duas versões (GLX e Ghia) e dispõe de itens como câmbio seqüencial, sensor de estacionamento, freios com sistema anti-travamento (ABS), airbag duplo e partida do motor sem a chave.



Já a Fiat voltou a apostar em um segmento em que desfruta de pouco prestígio desde a saída do Tempra. O Linea chegou com uma grande lista de itens de série e preços atraentes. Os motores 1.9 16V e 1.4 Turbo e o câmbio automatizado Dualogic são os principais predicados do sedã baseado no Punto. As vendas ainda não decolaram, mas o seu desempenho certamente será superior ao Marea.



A Volkswagen concentrou suas atenções na “menina dos olhos” de sua linha no país. O Gol, veículo mais vendido do Brasil há mais de duas décadas, enfim ganhou uma reformulação completa. Construído sob a plataforma do Polo, o hatch evoluiu em espaço interno, desempenho e design, ganhando feições de seus irmãos mais luxuosos, como o Tiguan. Os motores 1.0 e 1.6 e a ótima transmissão MQ-200 são os principais destaques. De quebra, o país ainda viu a volta de um nome consagrado na década de 80: o Voyage.


A Honda também roubou a cena no Salão do Automóvel ao revelar a segunda geração do Fit. Com visual mais esportivo (e que lembra o best-seller Civic), o monovolume preserva as qualidades que o tornaram um sucesso de público e crítica e deve continuar conquistando uma legião de fãs.

Renault, Citroën e Peugeot também mostraram novas versões, como o aventureiro Sandero Stepway e o sedã 207 Passion. Enfim, 2009 foi um ano repleto de estréias nas concessionárias.

E, em sua opinião, qual foi o principal lançamento do ano? Não deixe de votar em nossa enquete!

Até a próxima!

Vitor

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO