quinta-feira, 10 de abril de 2008

Design no Brasil: talento tipo exportação


Foto: Renault do Brasil/divulgação

A criatividade sempre foi uma marca dos brasileiros. Aos poucos, os profissionais Made in Brazil ganham destaque, inclusive em cargos de alta responsabilidade. No mundo dos automóveis não é diferente, e hoje os designers brazucas já lideram projetos fora do país, inclusive na Europa. Luiz Veiga, responsável pelo projeto do Fox e atualmente trabalhando na matriz da Volkswagen, e Raul Pires, também ex-funcionário da VW e chefe de design da Bentley, são apenas dois exemplos de sucesso.

Hoje, Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen contam com centros de design no país. A montadora alemã, inclusive, promove anualmente o Talento Volkswagen, concurso que premia os universitários vencedores com um ano de estágio nas dependências da marca. Para se inscrever, os candidatos devem entrar no site (clique aqui) e desenvolver um projeto cujo tema é “VW, Arte e Movimento”. Já a Fiat participa do Prêmio Quatro Rodas de Design, promovido pela publicação da Editora Abril, e premia os escolhidos com viagens à Betim (MG) e Itália, além de um carro 0km.

Agora, mais um fabricante se junta ao grupo. Em meio ao sucesso do Sandero, primeiro veículo da marca a ser desenhado 100% no Brasil, a Renault anunciou hoje (9) a inauguração do Renault Design América Latina (RDAL). O escritório, situado no bairro dos Jardins, em São Paulo (SP), conta com uma equipe de profissionais brasileiros, colombianos, argentinos e franceses, comandada por Vincent Pedretti, designer-chefe do departamento de design latino-americano.

Os franceses também aproveitaram a ocasião para informar a realização do concurso “Meu Primeiro Renault”. O projeto, direcionado para alunos das faculdades Mackenzie, FAAP e Senac (SP), Facamp (Campinas) e Universidade Positivo (Curitiba), envolverá workshops e visitas às instituições para orientação dos estudantes a cada duas semanas.

Os melhores protótipos serão exibidos no estande da montadora no Salão do Automóvel, em novembro. O vencedor ganhará um estágio de um ano no RDAL, enquanto que o segundo e o terceiro colocado serão premiados com bolsas para especialização na área. Com tantos investimentos, não é difícil prever que os designers brasileiros devem ganhar cada vez mais espaço mundo afora.

Até a próxima!

Vitor

4 Comentários:

SAVIOMACHADO disse...

Meu amigo Vitor... Parabéns pelo post. Realmente bem interessante. Muito legal mesmo.
Quanto ao meu sumiço, realmente é verdadeiro. Ando correndo muito. Estou desenvolvendo um trabalho novo na metade sul do Estado do Rio Grande do Sul. Aqui a coisa tá "braba", como diz o gaudério. A falta de informação técnica é violenta. Chega a dar pena. Mas tudo bem. Minhas visitas tem se tornado em mini palestras. Em resumo, essa é culpa do meu desaparecimento. Mas em breve tudo estará normalizado.
Um grande abraço meu amigo Vitor.
SAVIOMACHADO

Priscilla Bar disse...

Nossa que bom!É bem legal ver os brazucas se dando bem nessas áreas pq realmente acredito que somos inovadores nessa área.Nada de conservadorismo.

Bjs

Blog F1 Grand Prix disse...

Muito legal essa iniciativa da Renault. Tem gente que não gosta muito dos carros da marca francesa, mas eu pessoalmente sou fã deles. O Megane, por exemplo, é lindo demais...

Agora é esperar para conferir o trabalho da galera no Salão do Automóvel. Aliás, Vítor: você sabe exatamente quais são os dias do Salão neste ano?

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Vitor disse...

Vamos às respostas:

Sávio, sem problemas! Se o "sumiço" é por um bom motivo, fico feliz! Mas, quando der, apareça!

Priscilla, realmente, acho que os brasileiros tem tudo para conquistar cada vez mais espaço nas pranchetas pelo mundo todo!

E Gustavo, neste ano, o Salão do Automóvel acontecerá do dia 30 de outubro até o dia 9 de novembro. Pretendo realizar um encontro com todos os blogueiros que moram fora de SP no final de semana do GP Brasil. O que acha?

Abraços a todos!

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO